sábado, 28 de maio de 2011

TRABALHANDO A CULPA


Partindo do principio de que por trás das frustações, que são formadas muitas vezes das nossas insatisfações na vida, por aquilo que não realizamos,  onde as arrastamos  por toda uma existência, as vezes sem soltar de forma alguma,  essas frustações, carregando esses  pesos morto nos torturando sem a menor necessidade. Isso vai acarretando danos psicológicos sérios, nos levando ao sentimento de culpa. Temos encontrado pessoas severamente punidas, carregando suas culpas por formas diversas de permissividades em si mesmas.
Porém, se analisarmos sob um outro prisma, não há motivos para culpados quando não realizamos nossos objetivos. Esse sentimento de  culpa são crenças falsas que temos de nós mesmos.
Acontece que nos acostumamos a vê se descortinar em nossas vidas culturalmente, as afirmações vindas no decorrer de nossas existências que erroneamente nos mostram que sempre que algo não se realiza frustando nossos sonhos ou desejos, a alguém caberá a culpa, crescemos procurado culpados. Pode ser nossa, dos pais, dos companheiros, dos filhos e até de Deus.
Sem contar, que nos acostumamos a ouvir as vozes criticas do outro e internalizamos isso,  como uma verdade, com que fazemos nossa companheira de vida definitivamente. 
Quantas vezes em nossas vidas estivemos acostumados desde a infância ouvirmos a frase: “a culpa foi sua “ “você é o culpado de tudo isso”, e assim segue, culpado por que caiu, culpado por ser desatento, culpado por não ser o inteligente, culpado pelas brigas dos pais, culpado por não serem o que os pais queriam, culpados pelo casamento não ter dado certo, culpados pela rebeldia e escolhas, filhos e assim vai...
Arrastamos um fardo pesado, conosco, levando o sentimento da CULPA :
Quando queremos sempre a aprovação dos outros para nos mantermos sendo aceitos e vivendo, deixandos de ser nós mesmos.
Quando  nos sentimos indignos de recebermos o melhor da vida e do que os outros nos dão.
Quando temos dificuldades de assumirmos as próprias atitudes.
Quando estamos querendo agradar sempre e nunca dizemos não. E por ai seguimos. Essas são apenas algumas nuances da culpa.
Abraçamos a causa da CULPA como nosso juiz interior gerando conflitos internos que nos fazem sofrer, se arrastando conosco, às vezes por uma vida inteira. Nos acometendo de doenças que nos fazem desistir da vida a depressão, somatizamos doenças como o câncer por exemplo, a culpa nos leva a adquirir vícios como fuga, tipo álcool ou drogas, bem como, também quando nos induz a tirar até mesmo a própria existência.
A vida é uma grande oportunidade, nela aprendemos a ter experiências fantásticas, porém é necessário saber que bagagem estamos, atrelando a nossa existência. O estamos levando conosco nos será útil para vivermos bem?
O pensamento de culpa sem dúvidas, não será nunca uma boa escolha de caminhada.
Procure se perguntar o que está gerando esse sentimento em mim? Procure se responsabilizar e nunca se culpar. Saia do papel de vitima.
Ainda é tempo de mudar. Não se machuque e nem aos outros. Se liberte e aproveite a sua vida da melhor forma. COMO TODO SER HUMANO, VOCÊ TEM A CAPACIDADE DE MUDAR. MUDE POR VOCÊ!!!!!
PERDOE-SE E PERDOE.
Dê a si mesmo a chance de ser FELIZ!!!!

Um comentário:

  1. Aprendi que somos capazes de perdoar a todos, mas temos grande dificuldade de perdoar a nós mesmos, nos cobramos, nos machucamos e nos aprisionamos dentro de nós mesmos, cultivando a culpa, o medo, a magoa, não é fácil deixar pra trás esses sentimentos, mas somos capazes de dar a volta por cima, de buscar luz no fim do tunel, de enxergar o lado bom da vida, de amar sem ver a quem, sim somos capazes de renascer a cada manhã e refazer a nossa história, com um começo, meio e fim, com um final feliz, basta abrir o coração para Cristo, para vc mesmo e ser fiel a seus propositos.
    Hoje posso ver como é bom ouvir sempre e falar menos.
    bjss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário