sábado, 21 de maio de 2011

TRANSFORMANDO O DESESPERO EM CORAGEM


Quando estamos vivendo momentos dificieis aqueles que achamos intermináveis, aparentemente sem solução, logo nos guardamos em uma posição nada aconselhável, o DESESPERO. É ai que começamos um caminho sem volta, ou quase sem volta. Porque na verdade esse trajeto que encontramos à nossa frente, como opção, quando estamos  desesperados, sempre nos levará ao encontro de MURALHAS e nunca de SAÍDAS.
Quando o desespero se acomoda em nosso mundo intimo, com ele vem uma serie de novos hospedeiros.  Desesperados chamamos o seu fiel companheiro, o MEDO. Esse, trás a INSEGURANÇA e ela vem acompanhada da NEGAÇÃO que é a afirmação de que não haverá solução.
Imaginemos que estamos olhando pela primeira vez o mar, sem a menor noção do que se depara além do horizonte, e achássemos que lá era o limite do oceano. Perderíamos uma grande oportunidade de avançarmos rumo ao desconhecido e a novas descobertas. Por que lá onde pensamos terminar, nada teria a acrescentar para nós. Seria assim o limite do intransponível. Assim é nossa visão diante de um problema quando nos desesperamos.
Quando focamos nossos problemas como algo insuperável, logo damos a nossa mente o comando de que não conseguiremos ultrapassar. Com isso escolhemos a DESMOTIVAÇÃO como companheira de trajeto. E dessa forma damos ordens de impedimentos para avançarmos em outros rumos. Impedindo nossos olhos de encontrar possíveis saídas.
Esquecemos no desespero de nos armazenarmos de opções lógicas e nos prendemos numa cela, CÔMODA, sim digo cômoda, por que é muito mais fácil, ficarmos esperando as soluções chegarem inertes do que colaborarmos em ações imediatas para que elas aconteçam.
É muito mais fácil, nos acomodarmos do que partirmos para guerrear conosco mesmos, bucando alternativas. Problemas no campo profissional por exemplo. Estamos sem trabalho?  não tem opção para nós no mercado? O que mais eu posso fazer como profissional?  Já pensou nisso?  O que posso desenvolver além do meu conhecimento como opção do hoje? E eu lhe digo:  TUDO QUE VOCÊ SE INTERESSAR, VOCÊ PODE FAZER.
O que você quer na verdade é tornar-se útil? Então vá em busca de novos desafios, mude o rumo, altere, OUSE.
Pode não ser o que você espera, mas já é não mais a inatividade. É ai onde o medo entra.  E como o medo vem  acompanhado da insegurança, ela  nos leva a negação, então começamos a achar que não somos bons o suficiente para mais nada. E ai nos perdermos de nós mesmos.
Se é verdade que um gênio somente usa  10% da sua capacidade intelectiva,  imagine o quanto podemos fazer. Imaginemos o bloqueio que colocamos em nossas mentes, para nos manipularmos de tal forma que chegamos a paralisarmos nossas ações.
Se focarmos nossas emoções revertendo o negativo no positivo, teremos o mesmo efeito de reação, sendo que ao nosso favor. E quem será o beneficiado?
Contar sobre feridas da vida é fácil, porém mostrar como as curamos e a tornamos em cicatrizes, essa é nossa grande dificuldade, por que gostamos de expor feridas não cicatrizes. Gostamos de nos vitimizar e nesse processo de negação nos desarticulamos de nossa essência.
Isso mesmo de nossa essência. Somos os seres inteligentes da criação que não usamos a inteligência a nosso favor e sim contra nós mesmos.  Carregamos um manancial de oportunidades, dentro de nós, que nos levará a fontes inesgotáveis de possibilidades fora de nós. Em qualquer situação dificil em nossas vidas. Mas, nos voltamos para dentro e o que é pior para o que nos impede de seguir.  Criamos mundos internos fechados impedindo-nos de avançar para o melhor, estamos assim  bloqueiando nossos próprios passos e não nos apercebemos.
Damos poderes a tudo que nos trava, e deixamos impotentes, nossas energias de crescimento.
VOCÊ NASCEU PARA GRANDES TRANSFORMAÇÕES DENTRO SI E QUE REPERCUTIRÁ FORA SI MESMO. SEU CORPO É O EXEMPLO DISSO, TRANSFORMA-SE A CADA SEGUNDO, INTERNAMENTE, ISSO INDEPENDENTE DE SUA VONTADE.
Porém você consegue adoece-lo ou cura-lo com a sua vontade.
Imagine você sob o comando de sua vontade o que poderá realizar? Mas para isso é necessário unicamente, QUERER.
Então assuma o comando de sua estória com coragem, não de mudar o que se depara fora de você, mas VOCÊ. E nos mais tudo se desenrolará como um novelo que se solta do carretel e fica cada vez mais livre.
Por que os problemas existirão sempre, a forma como você o observa e quem você dá poderes de ação, essa é a grande cartada.
Comece agora, parta em direção ao convívio consigo mesmo, resgate em você a coragem de mudar. Renove suas forças. Leve o positivo para sua vida. Cresça. Já  sabemos que as nossas vidas podem ser alteradas sempre que quisermos.
Mas eu te pergunto: a quem tens dado poderes  ultimamente sobre TI?

2 comentários:

  1. Renilda,
    Esse texto bate bem dentro de cada um de nós e devemos sempre nos fazer essa pergunta.
    As vezes queremos agir com a razão, mas deixamos o coração falar mais alto.
    Realmente é mais fácil para o ser humano ficar na posição do "coitadinho", quando devemos reagir e enfrentar os problemas de frente, encarar nossos medos e querer sair de uma situação que nos faz sofrer; se diante de um problema olharmos através das grades de nossa "cela" e enxergamos as estrelas, a solução é bem mais fácil, porém se enxergamos só a escuridão, com certeza vamos amargar muita dor para atingirmos os nossos ideais.
    Um abraço carinhoso e que Deus te der muita luz e paz!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua reflexão. acredito que estou atingindo o objetivo do blog, obrigada. E participa sempre

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário